Tratamentos

Imagem Tratamentos

No geral, o tratamento para o câncer de mama pode englobar a cirurgia ( que pode ser conservadora, quando se retira apenas o tumor com margens de segurança, ou radical, quando é necessária a realização da mastectomia, isto é, a retirada da mama), a quimioterapia, a radioterapia, a terapia endócrina e a terapia alvo, mas cada caso deve ser individualizado, de forma que a paciente receba um tratamento personalizado para a suas necessidades, uma vez que nem todas as pacientes precisarão de todos esses procedimentos.

O tratamento vai depender do subtipo do câncer, do estágio em que a doença se encontra ao diagnóstico e de outros fatores relacionados à paciente. O Mastologista é o médico que vai direcioná-la em busca da conduta mais adequada para o seu quadro, daí a importância da procura por profissionais especializados no tratamento do câncer de mama.

Aqui cabe ressaltar o quanto a família e os amigos são coadjuvantes fundamentais na luta contra a doença, visto que o diagnóstico do câncer de mama costuma trazer medo e angústia para mulher. Logo, estar cercada por amor e afeto, faz com que cada passo do tratamento se torne menos doloroso e seja mais facilmente enfrentado.

Patologias e Tratamentos