Sobre a Mastologia

O que é Mastologia

A Mastologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças que acometem as mamas. Essa especialidade engloba a realização de tratamento clínico, cirurgia para retirada de nódulos mamários (caroços nas mamas), mastectomia (retirada da mama), cirurgia conservadora de mama (retirada do tumor com preservação da mama), cirurgia oncoplástica (cirurgia plástica realizada para amenizar as alterações estéticas causadas pelo tratamento cirúrgico do câncer de mama), cirurgia redutora de risco (popularmente conhecida como mastectomia profilática), bem com a realização de métodos de imagem que auxiliam no diagnóstico de patologias mamárias.

Imagem Sobre a Mastologia

Mulheres que apresentam alterações clínicas nas mamas tais como dor (em especial quando essa dor é localizada e não se relaciona com o ciclo menstrual), nódulos palpáveis, vermelhidão, saída de secreção pelos mamilos (principalmente quando ocorre de forma espontânea e tem coloração transparente ou vermelho vivo) ou alterações nos exames de ultrassonografia e/ou mamografia devem procurar, o quanto antes, um Mastologista, para melhor esclarecimento desses achados.

Em geral, a faixa etária de maior incidência do câncer de mama é após os 50 anos. Entretanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam que as mulheres, mesmo assintomáticas, iniciem o rastreamento para o câncer de mama através da realização de mamografia anual a partir dos 40 anos. Tal recomendação visa o diagnóstico precoce do câncer de mama e consequente redução da mortalidade pela doença.

Qual a diferença entre o ginecologista e o mastologista?

O Ginecologista é o especialista que cuida da saúde da mulher, diagnosticando e tratando alterações relacionadas ao aparelho reprodutor feminino (ovários, vagina e útero). Ele também é responsável por realizar o exame clínico das mamas a cada consulta, bem como solicitar os exames de rotina de acordo com a idade da mulher, tais como mamografia e ultrassom, que auxiliam no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Caso seja identificada qualquer alteração suspeita ou que mereça investigação, seja no exame físico ou nos exames de imagem, ou nos casos de pacientes com alto risco para câncer de mama (como por exemplo histórico familiar de câncer de mama e ovário), uma avaliação com o Mastologista será necessária, pois é esse o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças mamárias, realizando o tratamento clínico ou cirurgias, quando necessário.

Quando devo procurar um mastologista e a partir de quantos anos posso começar a fazer a mamografia?

É necessário que as mulheres tenham as mamas examinadas pelo ginecologista ou pelo mastologista anualmente a partir dos 25 anos, mesmo quando não apresentem sintomas. Nos casos de alto risco para câncer de mama (como por exemplo histórico familiar para câncer de mama e/ou ovário), o exame físico deve ser semestral.

Já a mamografia deve ser iniciada aos 40 anos e realizada anualmente. Não espere o surgimento de algum desconforto ou nódulo para realizar esse exame! Afinal, a ideia do rastreamento mamográfico é possibilitar o diagnóstico precoce, preferencialmente, antes mesmo que o câncer se expresse clinicamente, o que aumenta, consideravelmente, as chances de cura.

Mas atenção! Caso você apresente qualquer sintoma novo nas mamas, tal como dor (em especial quando essa dor é localizada e não se relaciona com o ciclo menstrual), nódulo mamário (caroço na mama), vermelhidão, saída de secreção pelos mamilos (principalmente quando ocorre de forma espontânea e tem coloração transparente ou vermelho vivo) ou alterações nos exames de ultrassonografia e/ou mamografia, procure, o quanto antes, um Mastologista, para melhor esclarecimento desses achados.

Por fim, lembre-se que durante a consulta, será necessária a realização do exame físico, momento que pode ser constrangedor para algumas mulheres, uma vez que envolve a exposição das mamas. Por esse motivo, é de extrema importância que você escolha um Mastologista em quem confie e que tenha uma boa relação médico-paciente, garantindo, assim, maior tranquilidade durante a consulta.

Patologias e Tratamentos